sexta-feira, 24 de abril de 2009

Mesmo Delivery- Rafael Grampá


por: João Deyvid
Existe uma gama de críticos nacionalistas que levantam a bandeira do Brasil quando trata-se de Quadrinhos, confesso que temos artistas geniais, porém não sou de puxar sardinha para meus conterrâneos quando o trabalho deixa a desejar ( o que ocorre muito), mas faço totalmente o inverso quando o mérito é grande, e mérito é o que não falta nesse gaúcho de 30 anos Ganhador do Eisner (isso já dispensa muitas apresentaões) que vem conquistando o mundo com seu estilo peculiar de desenho; neste post vou apenas apresentar esse grande trabalho, "Mesmo Delivery" é uma HQ recheada de violência, com um visual típico de cinema, ao ler tive a impressão de estar assistindo a um filme do Tarantino, porém o Grampá já disse em entrevistas que usou como referência para a obra os trabalhos do cineasta italiano Sérgio Leone, longas-metragens japoneses de samurai da década de 1970 e seriados de TV a que assistia quando criança.
"O livro é um road-thriller em quadrinhos, muito influenciado pelo formato de minisséries de TV de quando eu era criança, com algumas experimentações gráficas. Na época, eu achava que os intervalos comerciais faziam parte dos filmes, como se fossem uma coisa só. Peguei tudo isso, misturei com minhas influências mais maduras em design e motion graphics, entre muitas outras coisas, e fiz o álbum", explica o autor.
Quando questionado sobre o porque do nome "Mesmo Delivery" Grampá explica:
"Por causa do elevador. Aqueles dizeres: "Ao entrar, certifique-se de que o mesmo esteja parado neste andar". (risos). Eu vejo aquilo e me pergunto: "Porra, mesmo? Quem será o mesmo?!". (risos). Muito misterioso! Eu queria nome de mistério, por causa da carga misteriosa..."
Recentemente Grampá vendeu os direitos da revista para o produtor de cinema Rodrigo Teixeira, espero que o filme seja tratado com o Mesmo (perdão pelo trocadilho) requinte que o quadrinho.
obs: Em uma atitude patriótica (para não sacanear o Grampá), não disponibilizarei os scans de Mesmo delivery (apesar da net estar cheia de scans da revista), espero que todos comprem esta excelente revista !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário