segunda-feira, 23 de março de 2009

Referências de planetary

As 12 primeiras edições: comentários sobre as referências culturais de Planetary!!



All over the world

Esta edição faz diversas homenagens a era de ouro e prata dos quadrinhos . Doc Brass, faz referência à Doc Savage, criado na década de 30, ele era um cientista meio faz tudo como o McGiver inventor, pesquisador e héroi quase sempre, ele possuia poderes que lhe davam força sobre humana, tinha uma memória fotográfica e era um exímio lutador foi um marco dos pulps na época . Ellis tbm homenageia oTarzan, Fu Manchu e a Liga da Justiça ( que ataca no final da edição)


Island

Clara homenagem aos filmes japoneses; Os esqueletos presentes na estória são dos monstros dos antigos filmes do Godzilla:
Mothra: A mariposa gigante que já teve seu próprio filme.
Ghidorah: o monstrengo de três cabeças, bastante cultuado no trash japonês
Godzilla: aparece sua carcaça na estória.
Rodan:lá no final voando.

Dead Gunfighters

Shek Chi-Wai é uma homenagem ao Espectro, herói da DC Comics e à personagens como a ghost da dark horse, porém ellis vai além é possível reconhecer que houve um cuidado com o roteiro e com os desenhos para dar a impressão que estamos vendo um filme do jonh Woo (principalmente nas cenas de ação) até há umas piadinhas com os clichês desses filmes, essa edição é sensacional.


Strange harbours
Strange harbours faz uma alusão ao Capitão Marvel, da DC Comics, Que ganhou poderes do mago shazam, em Planetary o mago é substituído por uma nave alienígena. Ellis faz questão de deixar o personagem igualzinho ao Cap. Marvel. É interessante ressaltar tbm, que o personagem possui uma inocência muito grande (infantil) para servir de espelho para o Billy Batson (o garoto que se transforma em Cap. Marvel)

The good doctor
Aqui percebemos que toda a estória se passa no universo normal da wilstorm Axel e Snow mencionam Jenny Sparks do Authority; Brass fala sobre uma luta contra alienígenas (Demonitas WildC.A.T.S) pertencentes à Wildstorm. A capa tem uma arte que se enquadra no estilo antigo usado nas revistas do Doc Savage. It’s a strange world
O principal foco dessa edição são os astronautas e sua transformação após o acidente; Ellis faz aqui uma homenagem ao Quarteto Fantástico da Marvel, Mas na visão de Ellis os 4 são os vilões da estória!! Esses 4 serão essênciais no decorrer dessa saga!

To Be in England, in the Summertime
O passado de Jakita Wagner é tratado nesta edição, vemos aqui seu envolvimento com Jack Carter (uma versão do jonh Constantine e no final da edição uma referência ao spider jerusalem) , desde a capa, Ellis nos mostra um universo místico e sombrio característico do mundo da Vertigo e de seus personagens No enterro Jack Carter temos homenagens à Monstro do Pântano de Alan Moore, Sandman e outros personagens. ressaltando ainda a crítica do ellis a esses personagens (que hoje, depois de alguns anos eles são meio ridículos)

The day the Earth turned slower
Esta edição nos apresenta a Allison (leia-se Merilin Monroe) ; o fato da meia vida tratada na história pode ser uma referência a curta vida da atriz. Essa edição homenageia os filmes antigos de ficção científica. O próprio título da história faz referência ao filme “O dia em que a terra parou”, que narra o ataque de alienígenas. Além deste filme na capa e na própria história Ellis apresenta uma mulher gigante que é inspirada no filme “A mulher gigante”, de 1958 que foi refilmado em 1993 trazendo Daryl Hannah no papel da protagonista.



Planet Fiction
Universo ficcional, Matrix, loucuras cinematográficas, tudo está aqui nessa edição que traz o Ambrose Chase (analogia a Neo) que era o líder de campo do Planetary antes de Snow entrar na equipe e usa vestes brancas iguais as de Snow. Esta edição lança apenas algumas pistas a respeito da identidade secreta do financiador e mentor do Planetary, Fourth Man.
Magic and Loss
Com certeza qualquer fã de hq que leu esssa história percebeu a clara homenagem a três dos personagens clássicos da DC Comics: Super-Homem, Lanterna Verde e Mulher- Maravilha. Ellis subverte as origens dos personagens e mostra o que aconteceria se os heróis tivessem chegado a um mundo secretamente dominado pelo mal, que evita de qualquer forma o surgimento de uma oposição ao status quo, essa estória faz um comparativo que é real, a morte dos herois "mágicos" da DC perante a chagada dos herois marvel com origens mais científicas, tudo isso dentro do excelente enredo do Ellis é claro!
Cold World
Cold World é um cenário de agentes secretos, no estilo 007, com conspirações e lindas vilãs . Entretanto John Stone é uma mistura do james bond e Nick Fury, o líder da maior organização secreta da Marvel, a S.H.I.E.L.D. John Stone é um personagem importante na série, é possível reconhecer vários personagens marvel nessa estória, entre eles a cabeça que explode no início é a do nick (tapa olho voando e cabelo grisalho ao lado)
Memory cloud
Aqui encerra-se o primeiro arco de histórias de Planetary – o segundo arco encerra na edição 26. Aqui vemos Ellis ligar com maestria os acontecimentos citados até agora e lança um novo desafio para a equipe. Voltar as suas origens e enfrentar, declaradamente os vilões da história que até o momento tiveram apenas um papel importante, porém de coadjuvantes na história.

Um comentário:

Sayd Mansur disse...

Puxa! Grande e completa reportagem! ta no favoritos pra servir como guia! Demais! Precisamos de mais iniciativas assim! Abraço!

Postar um comentário