domingo, 6 de dezembro de 2009

Personagens negros na bíblia

Por João Deyvid;

Reflexão sobre a importância da África dentro do contexto bíblico, e análise da contribuição dos povos negros para o crescimento da mensagem cristã.

O continente Africano é o berço da humanidade e também, o das civilizações, no século XVIII, após a decifração da pedra roseta tomamos conhecimento que praticamente todo conhecimento científico e filosófico que foi a base da sociedade ocidental teve origem no Egito, ou seja, na África.

Porém a África ainda hoje é um continente desconhecido para a maioria da população Brasileira, as escolas, igrejas e meios sociais não estudam a história africana, mesmo que este passado esteja tão presente em nosso dia a dia, seja pela língua, pela cultura, pelas religiões e etc.

Em nossa cultura o Cristianismo é o movimento religioso que reúne mais adeptos, e o mesmo é contrário a idéias de supremacia racial e consequentemente contra o preconceito, então você pode se perguntar: se o cristianismo não faz acepção de cores, onde estão os personagens bíblicos negros? -uma pergunta pertinente!- “Em toda a Bíblia onde sempre estiveram”-seria a resposta mais exata - talvez você nunca os tenha percebido; por uma questão cultural, infelizmente temos uma visão “Eurocêntrica” da história e da religião, essa visão européia excludente nos impede de perceber as diferentes contribuições Multi-étinicas e culturais, o que propicia uma desvalorização de nossa identidade Afro-descendente.

Hoje ainda insistem em exibir um Cristo de traços europeus, anjos loiros, profetas brancos, que a igreja Católica criou, para garantir a superioridade e o poder das etnias claras que dominavam o mundo na Idade Média.

Você já pode ter ouvido falar que foram os europeus que levaram a Bíblia para a África! Mas a Bíblia é um livro afro-asiático e se lermos com atenção perceberemos que quase toda a historia do Êxodo se passa na África, especificamente no Egito, o faraó e sua corte, portanto eram negros, apesar de todos termos conhecimento de que o Egito fica na África nunca paramos para pensar nesses personagens como negros de fato.

A seguir veremos alguns dos vários personagens negros que compõem a história bíblica:

José se casou com uma mulher etíope/negra (Gênesis 41:50-52), e os seus dois filhos (Manassés e Efraim) se tornaram líderes de tribos judaicas.

Moisés, profeta que levou os Israelitas à terra prometida casou-se com a filha de Jetro, Zípora (Êxodo 2: 21) uma africana que foi posteriormente discriminada por Miriam (irmã de Moisés) e por esse ato de preconceito Deus castigou severamente a Miriam (Números 12: 1-12). É importante lembrar que Deus no Antigo Testamento proibiu o casamento entre algumas etnias, não por causa da origem e sim pela religião pagã que esses estrangeiros seguiam, mas permitiu que os israelitas casassem com mulheres cusitas/etíopes ( negras) Êxodo (34: 11 e 16). Há diversas passagens Bíblicas que demonstram que Deus mantinha uma relação única com os etíopes, assim como mantinha com os Israelitas: “Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes?” (Amós 9:7), “Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos” (Salmo 68:31).

“Dalém dos rios da Etiópia, meus zelosos adoradores, que constituem a filha dos meus dispersos, me trarão sacrifícios”. (Sofonias 3:10); Deus classificou os etíopes como “zelosos adoradores” o que demonstra a obediência desse povo;“E há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. (Isaías 11:11)

É interessante ressaltar que assim como Israel, a África também tinha conhecimento do Deus bíblico e era visto pelo Próprio Deus como povo fiel, é possível ver hoje que Alguns povos africanos possuíam o conhecimento da história bíblica, isso se torna evidente em um conto africano que narra a criação do mundo pelo Deus “tri uno” que tinha três nomes e três manifestações Nzamé, Merebe, Nkwa, (respectivamente Pai, Filho, Espírito Santo) história essa contada a mais de 3 mil anos na Região de Uganda*, percebe-se aí que Deus já era adorado por outros nomes e por outra cultura, muito antes do contato com o povo Europeu.

*Ver texto em anexo (A criação do Mundo/ lenda africana).

Os judeus Falasha Etíopes, que vivem na Etiópia e Israel reivindicam a descendência direta de Abraão (Patriarca Árabe), pois a Matriarca dos árabes era uma Africana', do Egito, chamada 'Agar'. (Gênesis 21: 8).

Uma análise do Canto de Miriam (Ex 15: 19-21), que compõe um dos textos mais antigos de toda a Bíblia, nos permite notar a proximidade da cena com a rica cultura dos povos negros: canto e dança ao redor dos tambores, claramente estavam praticando costumes africanos que adquiriram durante o tempo em que viveram no Egito.

A maior parte dos etíopes traça as suas raízes à rainha de Sabá, esposa mais amada de Salomão, a bíblia diz que ela tinha a pele escura “como as tendas de quedar” (Cantares 1: 5), as tendas de quedar eram feitas da lã mais negra ressaltando também que o livro de cantares, um livro dedicado ao amor foi escrito pelo Rei Salomão em homenagem a ela, e desse amor nasceu Meneleque (seu filho preferido), é interessante perceber como há tempos temos evidências como essas na bíblia, que passam quase imperceptíveis, em detrimento de uma visão “viciada” em não valorizar o negro.

Mas os personagens bíblicos negros não se resumem só a coadjuvantes das histórias bíblicas, temos também Profetas afro-descendentes como Sofonias, que era um negro descendente de Cush/ Cusi (região africana) Sofonias (1:1).

Por contrariar os interesses da corte de Jerusalém, pouco antes da destruição da cidade, o profeta Jeremias foi preso e lançado numa cisterna, um africano, funcionário do rei (Ebed-Melec, significa “ministro do rei”), liderou um movimento para libertar Jeremias (Jeremias 38,1-13) fato esse também “inocentemente” ignorado por muitos teólogos.

Os evangelhos são unânimes em afirmar que um certo Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz, a caminho do Calvário (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23. 26). Ora, Cirene fica no norte da África, mas alguma vez você ouviu falar em um sermão que um africano ajudou Jesus a carregar a cruz? “Coincidentemente” esses detalhes são esquecidos de ser mencionados, o que contribuiu/contribui para uma visão Afropessimista, mesmo dentro das religiões.

Os Cirênios repartiram o evangelho com os gregos filhos de Jafé (Atos 11:20). Nitidamente os africanos já conheciam a palavra de Deus: o missionário Filipe, ao “aceitar a carona” na carruagem do negro e alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, tem uma grata surpresa: o africano já tem em suas mãos o livro do profeta Isaías (Atos 8: 26-40).

A igreja católica muito colaborou para uma visão branca da Bíblia com seus afrescos, e pinturas renascentistas, onde cenas Bíblicas eram retratadas com imagens de pessoas brancas de bochechas rosadas, como por exemplo, a capela Cistina, mas existem pinturas com mais de 1500 anos na Etiópia que já retratavam Jesus e alguns de seus discípulos como negros.

É um fato indiscutível de que o cristianismo experimentou um estabelecimento inicial e frutífero na África do Norte, Egito e Etiópia. Poderia haver dentre os apóstolos algum negro? A Bíblia nos revela que sim, pois o Apóstolo Paulo em um caso de erro de identidade foi classificado como Egípcio (Atos 13: 2,3), se Paulo fosse branco não teria sido confundido com um egípcio, negro.

Além de Paulo há a possibilidade de Simão, o Zelote (palavra equivalente a Cananita) ser também um apóstolo negro (Mateus 10:4), pois os Cananitas eram negros, e sofreram grande preconceito, por causa da igreja medieval que criou a teoria de que teriam a pele escura por causa de uma maldição que Nóe lançou sobre Cam (ascendente dos Cananitas); e por esse motivo deveriam ser escravizados. Por não conhecer a “Africanidade” de muitos heróis Bíblicos, ou por ignorar propositalmente é que se permitiu a criação de teorias racistas como essa dentro de uma religião que se denomina cristã.

Um documentário da BBC de Londres recentemente levantou e defendeu a hipótese de Jesus ter sido negro, esse documentário causou muita polêmica na Europa, o interessante é que ninguém tem provas conclusivas da cor de Jesus, mas todo mundo aceita quando alguém diz que ele era branco ou o representa como tal, ninguém questiona o fato de ele ser muitas vezes representado com cabelos claros e olhos azuis (aparência essa que jamais poderia ter, pois era um Judeu), por outro lado é só dizer que ele poderia ser negro que as pessoas começam a questionar, isto é com certeza uma forma de externar a discriminação racial, que em nada se encaixa com os valores cristãos...continua

Quem desejar a matéria na íntegra, é só deixar um comentário com e-mail.

e-mail: joao.deyvid@hotmail.com

30 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mateus disse...

gostaria de receber a integra do artigo..

abç!

mande para djpcmc@gmail.com

Jany disse...

Olá João!
Me chamo Jany e ví seu post na comuna dos Jovens Adventistas e achei SUPER interessante.
Também gostaria de solicitar o artigo na integra, se possível, claro.
Meu e_mail é: janycr_freitas@hotmail.com.

Desde já agradeço a atenção e te parabenizo pela iniciativa. Precisamos mesmo de mais esclarecimentos sobre o assunto para trabalharmos contra o racismo em nossa igreja, nas comunidades...

Fique com Deus!

Abraços... Jany.

João Deyvid disse...

olá jany, obrigado pelo comentário e pelos elogios, fico feliz em saber que a iniciativa só cresce no nosso meio, estarei mandando a matéria ainda hoje para seu e-mail, abraço e fica com Deus

João Deyvid disse...

obs: qualquer um que queira tirar mais dúvidas ou debater sobre este ou outro tema do blog é so me add no mensenger: joao.deyvid@hotmail.com

Diogo G. disse...

Caraca João....teu blog ta cada vez mais Malcolm X, cara...

Poder Negro, ne...rsrs

Brincadeira, velho...
Mas ta cada vez mais centrado. Com uma cara mais seria. Mais parecido com, o que percebi ate agora, ta tua personalidade...

parabens...

Unknown disse...

Prezado David, gostei muito da sua matéria e gostaria de recebe-la na integra.


Grato.

roharadoces@usp.br

ou

andeerson_araujo@hotmail.com

Anônimo disse...

olá gostaria de receber o artigo na íntegra.

becc_cti@hotmail.com

Anônimo disse...

otima materia gostaria sim de receber a continuaçao.
wiltondequeiroz@hotmail.com

tri disse...

excelente!

Anônimo disse...

Gostaria de recebere este estudo na integra.Obrigada e fique com a paz do Senhor.

CASANOVA disse...

olá J
gostaria de receber este coment na integra.
se puder, fico muito agradecido.
meu e-mail é:
osei.casano@yahoo.com.br
Valeu!!

Anônimo disse...

gostaria de receber na íntegra este belo estudo.... a Paz de Jesus!!!
nalumjsantos@hotmail.com

Luzia Rodrigues Arruda disse...

João sou professora das séries iniciais, e vejo muito racismo no meio escolar.
Se puder mande-me o restante da matéria.
Fique com Deus

Luzia Rodrigues Arruda disse...

João esqueci de colocar meu email:
luziarodriguesarruda@hotmail.com

Anônimo disse...

...gostaria de receber a matéria na integra,parabéns pelos estudos e palavras centradas na verdade...Jahovia bless
fyababylon@hotmail.com
eu sou Hon.Proft.Ezequiel

Cozinha MaisVida disse...

Gostaria se me puder mandar eu agradesço... dido_skt@hotmail.com

Anônimo disse...

Caro João parabéns pelo texto, por gentileza, gostaria de receber-lo na íntegra.

Grato.

fiscalem2012@gmail.com

Anônimo disse...

Esse artigo é muito e levanta muitos quetionmentos que passam despercebidos como a existencia de importantes personagens negros na Bíblia. Porém, há algumas discordancias... não é citado na Bíblia que a Rainha de Sabá e Salomão tivessem algum envolvimento ou que eram casados... portanto ela não sua esposa como vc afirmou... e na passagem de Atos dos Apóstolos não é descrito que Paulo tenha sido confundido pela cor da sua pele... na verdade em nenhuma passagem bíblica de Genesis a Apocalipse é descrita a cor da pele das pessoas... talvez pq isso não tenha tanta relevancia p/ Deus como se tem para os homens...

João Deyvid disse...

Olá, muito grato; vamos as "discordâncias": O texto acima é de conteúdo essencialmente histórico e usa a bíblia como principal referência, mas não ignora a história como ciência, A Bíblia não menciona especificamente romance entre a Rainha e Salomão, esta informação está presente na Cultura Judaica, bem como nos textos Islâmicos, a história Etiope e os Livros da antiga história do Iemen também sustentam a crença de que a Rainha retornou grávida de Salomão, o Kebra Negast confirma tal versão versão e a monarquia etíope possui em sua história dezenas de textos onde é contado como a Rainha se apaixonou por Salomão e como os dois tiveram um filho, Menelik I. Na passagem de Atos Paulo é confundido com um Africano, os africanos são negros, confundir um branco com um africano é meio absurdo, quanto a bíblia, sim ela relata sim a cor da pele de alguns personagens como a amada de Salomão entre outras, mas realmente a cor fica em segundo plano diante da mensagem que a Bíblia traz, a mensagem deve ser universal e ela perde essa universalidade quando a tentam usar como instrumento xenofóbico, ou quando a representam artisticamente de maneira restritiva, como se fosse a história dos povos brancos (vide cinema, animações, gravuras e pinturas em geral), com uma cultura européia, reconhecer a existência e contribuição de diferentes povos é deveras importante para mostrar o quanto a bíblia é adequada ao mundo e não só a um povo e uma etnia.

Anônimo disse...

o povo católico de raça branca deveriam ter vergonha de ter escondido a historia verdadeira do negro na evangelizarçao

Djó disse...

gostaria de receber na integra
george.andrade@servopa.com.br

CASANOVA disse...

pode mandar este coment pra mim?
grato.
excelente trabalho.
osei.casano@yahoo.com.br

andre disse...

Gostaria de receber este estudo na íntegra,muito bom..abçs..
andre_gdf@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, eu gostaria que você me envia-se este dosumentario compelto por favor meu e-mail é :polianamaredesa@outlook.com
tá bom? obrigada

musicos disse...

gostaria de receber o texto na integra... erventon@hotmail.com

grato pelo trabalho. muito interessante

Teresa Raquel disse...

Seria bom mesmo que Jesus fosse negrinho.

Teresa Raquel disse...

Há personagens na Bíblia que possivelmente poderiam ser negros: Hagar mãe de Ismael criada de Sara,Tamar cananéia nora de Judá,possivelmente poderia ser negra,o Faraós da bíblia,seria negros, a mulher cuxita de Moisés,a esposa de putifar sedutora e fatal,Azenate a esposa de José mãe de Manassés e Efraim, a Rainha de Sabá,O Rei Etíope que atacou Israel Zara,o Ministro da Rainda Candace evangelizado por Felipe,Simão o negro um apóstolo convertido por Paulo( se eu não me engano) a musa inspiradora de Cântico dos Cânticos que fala em um dos versos"Não olheis por eu ser morena ó filhas de Jerusalém".

cristão de Bereia disse...

Muito interessante,gostei da matéria.

cafe disse...

gostaria de receber cafepeaar@gmail.com

Postar um comentário