quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Filosofia Quadrinesca

Por: João Deyvid;
Hoje pela manhã no meu trabalho, uma colega de trabalho disse-me que estava a procura de um livro para seu filho de 11 anos ler durante as férias, eu afirmei que sim possuía alguns livros infantis, mas recomendei que ela desse gibis para o garoto, ela me olhou meio torto com aquele ar de desconfiança (natural de pais preocupados com o aprendizado de seus filhos) e eu completei dizendo que os quadrinhos tinham grande conteúdo relevante, além de aprimorar a escrita, a fala e etc. Ademais, ao sair do trabalho o assunto assombrou-me como um "fantasma do natal passado" pedindo por uma postagem, afinal Quadrinhos estão recheados de conhecimento Cultural, histórico, biológico, antropológico e científico em geral (vide Will Eisner, Alan Moore, Warren ellis, Vaukghan e etc) , na maioria das vezes contemplo mais "riqueza" nos quadrinhos do que nos chamados livros infantis que geralmente limitam-se muito, subestimando a capacidade cognitiva de nossas crianças, mas o acontecido devorou minha mente como um tigre voraz, acompanhado de um menino loiro e levado, sim ele mesmo o Calvin (Calvin e hobbes no original fazendo alusão a João Calvino reformador religioso do século XVI e a Thomas Hobbes famoso filósofo do século XVII ) criado por Bill Watterson o menino e seu urso de pelúcia sempre se deparam com questões filosóficas, políticas ou simplesmente lugares comuns do pensamento, uma forma divertida de refletir sobre questões pertinentes ao ser humano.
Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com algumas visões, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson.
Abaixo algumas das tiras do Calvin:



Mais tiras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário