quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Entendendo o Dreadlock

Por: João Deyvid


O Dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento Rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" pendendo do topo da cabeça.
Ao contrário do que se pensa, os DreadLocks não nasceram com o movimento Rastafari (Os Rastafaris não cortam ou penteam os cabelos por motivos religiosos, baseando-se em citações bíblicas) e com Bob Marley, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados.
Mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos locks principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original. Porém os Dreadlocks tornaram-se famosos com o movimento rastafari.
Os Rastafaris não cortam ou penteam os cabelos por motivos religiosos, baseando-se em citações bíblicas.
Ao contrario do que muitos pensam os dreads não são anti-higiênicos, manter os dreads limpos é coisa fácil, é só não deixar os cabelos úmidos após lavar, simples assim.
Os não simpatizantes dos dreads são na maioria pessoas que não conseguem apreciar algo que fuja dos padrões de beleza impostos pelo venenoso Eurocentrismo vigente nesse mundo “ocidentalizado” e “quadrado”.
Ademais nos libertemos desses conceitos estéticos impostos. Existem várias formas de se "dredar" o cabelo, aqui vão algumas:

Tradicional

Este é o meio mais difícil de se fazer dreads, exige muita dedicação e o resultado costuma não se equiparar com o que se obtém através das outras formas. É recomendado que se tenha o cabelo crespo típico do negro africano, outros cabelos dificilmente manterão a forma. O Processo consiste em ir enrolando o cabelo com a palma das mãos formando os dreads. Este é o método utilizado pelos Rastafari.

Com cera

Este é seguramente o mais utilizado nos dias de hoje, funciona com qualquer tipo de cabelo. É necessário que o cabelo já tenha um certo comprimento, em torno de 10 cm, mas recomenda-se mais. O processo consiste em dividir o cabelo em setores de cerca de 2 cm, e pentear cada setor da ponta para a raiz com um pente de ferro visando embolar os cabelos. Depois de embolados todos os dreads aplica-se cera de abelha para fixá-los. Uma manutenção freqüente torna-se necessária para que os cabelos não soltem, que consiste em aplicar cera periodicamente e enrolá-los com a palma da mão.

Com agulha

Este processo é muito dolorido, mas resulta em dreads mais compactos e limpos. Divide-se o cabelo e penteia-se da ponta à raiz, como no processo com cera. Daí "costura-se" o cabelo com uma agulha de crochê. Algumas pessoas depois disso ainda aplicam a cera. Uma manutenção freqüente é muito recomendada, que consiste em re-costurar os cabelos com a agulha quando soltam alguns fios e enrolá-los com a palma das mãos. O que define o resultado dos processos, porém é a manutenção. Costuma-se dizer que os dreads ficam bons quando "travam", ou seja, quando não é mais possível solta-los. É recomendado lavar os cabelos regularmente com shampoo sem resíduos ou sabonete de coco, e depois secá-los muito bem com secador e ao sol. O comprimento do cabelo geralmente se reduz após a aplicação dos dreads, o quanto depende do tipo de cabelo.



Fonte de pesquisa: pt.wikipedia.org, www.rastafari.org.

4 comentários:

vuhlk disse...

\(^^)/ esse estilo num da pra mim não!!!

Anônimo disse...

somos dois colega huas! mais não tenho nada contra õ/

grazi disse...

entaum 3 pq eu tambem não usaria ajsahsasah!!mas nada contra tambem né!!

Anônimo disse...

Eu Usaria numa boa, pena que não dá pra fazer com meu cabelo, tenho que esperar crescer!!

Mateus Lessa

Postar um comentário