
Por João Deyvid;
O continente Africano é o berço da humanidade e também, o das civilizações, no século XVIII, após a decifração da pedra roseta tomamos conhecimento que praticamente todo conhecimento científico e filosófico que foi a base da sociedade ocidental teve origem no Egito, ou seja, na África.
Porém a África ainda hoje é um continente desconhecido para a maioria da população Brasileira, as escolas, igrejas e meios sociais não estudam a história africana, mesmo que este passado esteja tão presente em nosso dia a dia, seja pela língua, pela cultura, pelas religiões e etc.
Em nossa cultura o Cristianismo é o movimento religioso que reúne mais adeptos, e o mesmo é contrário a idéias de supremacia racial e consequentemente contra o preconceito, então você pode se perguntar: se o cristianismo não faz acepção de cores, onde estão os personagens bíblicos negros? -uma pergunta pertinente!- “Em toda a Bíblia onde sempre estiveram”-seria a resposta mais exata - talvez você nunca os tenha percebido; por uma questão cultural, infelizmente temos uma visão “Eurocêntrica” da história e da religião, essa visão européia excludente nos impede de perceber as diferentes contribuições Multi-étinicas e culturais, o que propicia uma desvalorização de nossa identidade Afro-descendente.
Hoje ainda insistem em exibir um Cristo de traços europeus, anjos loiros, profetas brancos, que a igreja Católica criou, para garantir a superioridade e o poder das etnias claras que dominavam o mundo na Idade Média.
Você já pode ter ouvido falar que foram os europeus que levaram a Bíblia para a África! Mas a Bíblia é um livro afro-asiático e se lermos com atenção perceberemos que quase toda a historia do Êxodo se passa na África, especificamente no Egito, o faraó e sua corte, portanto eram negros, apesar de todos termos conhecimento de que o Egito fica na África nunca paramos para pensar nesses personagens como negros de fato.
A seguir veremos alguns dos vários personagens negros que compõem a história bíblica:
José se casou com uma mulher etíope/negra (Gênesis 41:50-52), e os seus dois filhos (Manassés e Efraim) se tornaram líderes de tribos judaicas.
Moisés, profeta que levou os Israelitas à terra prometida casou-se com a filha de Jetro, Zípora (Êxodo 2: 21) uma africana que foi posteriormente discriminada por Miriam (irmã de Moisés) e por esse ato de preconceito Deus castigou severamente a Miriam (Números 12: 1-12). É importante lembrar que Deus no Antigo Testamento proibiu o casamento entre algumas etnias, não por causa da origem e sim pela religião pagã que esses estrangeiros seguiam, mas permitiu que os israelitas casassem com mulheres cusitas/etíopes ( negras) Êxodo (34: 11 e 16). Há diversas passagens Bíblicas que demonstram que Deus mantinha uma relação única com os etíopes, assim como mantinha com os Israelitas: “Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes?” (Amós 9:7), “Príncipes virão do Egito; a Etiópia cedo estenderá para Deus as suas mãos” (Salmo 68:31).
É interessante ressaltar que assim como Israel, a África também tinha conhecimento do Deus bíblico e era visto pelo Próprio Deus como povo fiel, é possível ver hoje que Alguns povos africanos possuíam o conhecimento da história bíblica, isso se torna evidente em um conto africano que narra a criação do mundo pelo Deus “tri uno” que tinha três nomes e três manifestações Nzamé, Merebe, Nkwa, (respectivamente Pai, Filho, Espírito Santo) história essa contada a mais de 3 mil anos na Região de Uganda*, percebe-se aí que Deus já era adorado por outros nomes e por outra cultura, muito antes do contato com o povo Europeu.
*Ver texto em anexo (A criação do Mundo/ lenda africana).
Os judeus Falasha Etíopes, que vivem na Etiópia e Israel reivindicam a descendência direta de Abraão (Patriarca Árabe), pois a Matriarca dos árabes era uma Africana', do Egito, chamada 'Agar'. (Gênesis 21: 8).
Uma análise do Canto de Miriam (Ex 15: 19-21), que compõe um dos textos mais antigos de toda a Bíblia, nos permite notar a proximidade da cena com a rica cultura dos povos negros: canto e dança ao redor dos tambores, claramente estavam praticando costumes africanos que adquiriram durante o tempo em que viveram no Egito.
A maior parte dos etíopes traça as suas raízes à rainha de Sabá, esposa mais amada de Salomão, a bíblia diz que ela tinha a pele escura “como as tendas de quedar” (Cantares 1: 5), as tendas de quedar eram feitas da lã mais negra ressaltando também que o livro de cantares, um livro dedicado ao amor foi escrito pelo Rei Salomão em homenagem a ela, e desse amor nasceu Meneleque (seu filho preferido), é interessante perceber como há tempos temos evidências como essas na bíblia, que passam quase imperceptíveis, em detrimento de uma visão “viciada” em não valorizar o negro.
Mas os personagens bíblicos negros não se resumem só a coadjuvantes das histórias bíblicas, temos também Profetas afro-descendentes como Sofonias, que era um negro descendente de Cush/ Cusi (região africana) Sofonias (1:1).
Por contrariar os interesses da corte de Jerusalém, pouco antes da destruição da cidade, o profeta Jeremias foi preso e lançado numa cisterna, um africano, funcionário do rei (Ebed-Melec, significa “ministro do rei”), liderou um movimento para libertar Jeremias (Jeremias 38,1-13) fato esse também “inocentemente” ignorado por muitos teólogos.
Os evangelhos são unânimes em afirmar que um certo Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz, a caminho do Calvário (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23. 26). Ora, Cirene fica no norte da África, mas alguma vez você ouviu falar em um sermão que um africano ajudou Jesus a carregar a cruz? “Coincidentemente” esses detalhes são esquecidos de ser mencionados, o que contribuiu/contribui para uma visão Afropessimista, mesmo dentro das religiões.
Os Cirênios repartiram o evangelho com os gregos filhos de Jafé (Atos 11:20). Nitidamente os africanos já conheciam a palavra de Deus: o missionário Filipe, ao “aceitar a carona” na carruagem do negro e alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, tem uma grata surpresa: o africano já tem em suas mãos o livro do profeta Isaías (Atos 8: 26-40).
A igreja católica muito colaborou para uma visão branca da Bíblia com seus afrescos, e pinturas renascentistas, onde cenas Bíblicas eram retratadas com imagens de pessoas brancas de bochechas rosadas, como por exemplo, a capela Cistina, mas existem pinturas com mais de 1500 anos na Etiópia que já retratavam Jesus e alguns de seus discípulos como negros.
É um fato indiscutível de que o cristianismo experimentou um estabelecimento inicial e frutífero na África do Norte, Egito e Etiópia. Poderia haver dentre os apóstolos algum negro? A Bíblia nos revela que sim, pois o Apóstolo Paulo em um caso de erro de identidade foi classificado como Egípcio (Atos 13: 2,3), se Paulo fosse branco não teria sido confundido com um egípcio, negro.
Além de Paulo há a possibilidade de Simão, o Zelote (palavra equivalente a Cananita) ser também um apóstolo negro (Mateus 10:4), pois os Cananitas eram negros, e sofreram grande preconceito, por causa da igreja medieval que criou a teoria de que teriam a pele escura por causa de uma maldição que Nóe lançou sobre Cam (ascendente dos Cananitas); e por esse motivo deveriam ser escravizados. Por não conhecer a “Africanidade” de muitos heróis Bíblicos, ou por ignorar propositalmente é que se permitiu a criação de teorias racistas como essa dentro de uma religião que se denomina cristã.
Um documentário da BBC de Londres recentemente levantou e defendeu a hipótese de Jesus ter sido negro, esse documentário causou muita polêmica na Europa, o interessante é que ninguém tem provas conclusivas da cor de Jesus, mas todo mundo aceita quando alguém diz que ele era branco ou o representa como tal, ninguém questiona o fato de ele ser muitas vezes representado com cabelos claros e olhos azuis (aparência essa que jamais poderia ter, pois era um Judeu), por outro lado é só dizer que ele poderia ser negro que as pessoas começam a questionar, isto é com certeza uma forma de externar a discriminação racial, que em nada se encaixa com os valores cristãos...continua
Quem desejar a matéria na íntegra, é só deixar um comentário com e-mail.
e-mail: joao.deyvid@hotmail.com
30 comentários:
gostaria de receber a integra do artigo..
abç!
mande para djpcmc@gmail.com
Olá João!
Me chamo Jany e ví seu post na comuna dos Jovens Adventistas e achei SUPER interessante.
Também gostaria de solicitar o artigo na integra, se possível, claro.
Meu e_mail é: janycr_freitas@hotmail.com.
Desde já agradeço a atenção e te parabenizo pela iniciativa. Precisamos mesmo de mais esclarecimentos sobre o assunto para trabalharmos contra o racismo em nossa igreja, nas comunidades...
Fique com Deus!
Abraços... Jany.
olá jany, obrigado pelo comentário e pelos elogios, fico feliz em saber que a iniciativa só cresce no nosso meio, estarei mandando a matéria ainda hoje para seu e-mail, abraço e fica com Deus
obs: qualquer um que queira tirar mais dúvidas ou debater sobre este ou outro tema do blog é so me add no mensenger: joao.deyvid@hotmail.com
Caraca João....teu blog ta cada vez mais Malcolm X, cara...
Poder Negro, ne...rsrs
Brincadeira, velho...
Mas ta cada vez mais centrado. Com uma cara mais seria. Mais parecido com, o que percebi ate agora, ta tua personalidade...
parabens...
Prezado David, gostei muito da sua matéria e gostaria de recebe-la na integra.
Grato.
roharadoces@usp.br
ou
andeerson_araujo@hotmail.com
olá gostaria de receber o artigo na íntegra.
becc_cti@hotmail.com
otima materia gostaria sim de receber a continuaçao.
wiltondequeiroz@hotmail.com
excelente!
Gostaria de recebere este estudo na integra.Obrigada e fique com a paz do Senhor.
olá J
gostaria de receber este coment na integra.
se puder, fico muito agradecido.
meu e-mail é:
osei.casano@yahoo.com.br
Valeu!!
gostaria de receber na íntegra este belo estudo.... a Paz de Jesus!!!
nalumjsantos@hotmail.com
João sou professora das séries iniciais, e vejo muito racismo no meio escolar.
Se puder mande-me o restante da matéria.
Fique com Deus
João esqueci de colocar meu email:
luziarodriguesarruda@hotmail.com
...gostaria de receber a matéria na integra,parabéns pelos estudos e palavras centradas na verdade...Jahovia bless
fyababylon@hotmail.com
eu sou Hon.Proft.Ezequiel
Gostaria se me puder mandar eu agradesço... dido_skt@hotmail.com
Caro João parabéns pelo texto, por gentileza, gostaria de receber-lo na íntegra.
Grato.
fiscalem2012@gmail.com
Esse artigo é muito e levanta muitos quetionmentos que passam despercebidos como a existencia de importantes personagens negros na Bíblia. Porém, há algumas discordancias... não é citado na Bíblia que a Rainha de Sabá e Salomão tivessem algum envolvimento ou que eram casados... portanto ela não sua esposa como vc afirmou... e na passagem de Atos dos Apóstolos não é descrito que Paulo tenha sido confundido pela cor da sua pele... na verdade em nenhuma passagem bíblica de Genesis a Apocalipse é descrita a cor da pele das pessoas... talvez pq isso não tenha tanta relevancia p/ Deus como se tem para os homens...
Olá, muito grato; vamos as "discordâncias": O texto acima é de conteúdo essencialmente histórico e usa a bíblia como principal referência, mas não ignora a história como ciência, A Bíblia não menciona especificamente romance entre a Rainha e Salomão, esta informação está presente na Cultura Judaica, bem como nos textos Islâmicos, a história Etiope e os Livros da antiga história do Iemen também sustentam a crença de que a Rainha retornou grávida de Salomão, o Kebra Negast confirma tal versão versão e a monarquia etíope possui em sua história dezenas de textos onde é contado como a Rainha se apaixonou por Salomão e como os dois tiveram um filho, Menelik I. Na passagem de Atos Paulo é confundido com um Africano, os africanos são negros, confundir um branco com um africano é meio absurdo, quanto a bíblia, sim ela relata sim a cor da pele de alguns personagens como a amada de Salomão entre outras, mas realmente a cor fica em segundo plano diante da mensagem que a Bíblia traz, a mensagem deve ser universal e ela perde essa universalidade quando a tentam usar como instrumento xenofóbico, ou quando a representam artisticamente de maneira restritiva, como se fosse a história dos povos brancos (vide cinema, animações, gravuras e pinturas em geral), com uma cultura européia, reconhecer a existência e contribuição de diferentes povos é deveras importante para mostrar o quanto a bíblia é adequada ao mundo e não só a um povo e uma etnia.
o povo católico de raça branca deveriam ter vergonha de ter escondido a historia verdadeira do negro na evangelizarçao
gostaria de receber na integra
george.andrade@servopa.com.br
pode mandar este coment pra mim?
grato.
excelente trabalho.
osei.casano@yahoo.com.br
Gostaria de receber este estudo na íntegra,muito bom..abçs..
andre_gdf@hotmail.com
Olá, eu gostaria que você me envia-se este dosumentario compelto por favor meu e-mail é :polianamaredesa@outlook.com
tá bom? obrigada
gostaria de receber o texto na integra... erventon@hotmail.com
grato pelo trabalho. muito interessante
Seria bom mesmo que Jesus fosse negrinho.
Há personagens na Bíblia que possivelmente poderiam ser negros: Hagar mãe de Ismael criada de Sara,Tamar cananéia nora de Judá,possivelmente poderia ser negra,o Faraós da bíblia,seria negros, a mulher cuxita de Moisés,a esposa de putifar sedutora e fatal,Azenate a esposa de José mãe de Manassés e Efraim, a Rainha de Sabá,O Rei Etíope que atacou Israel Zara,o Ministro da Rainda Candace evangelizado por Felipe,Simão o negro um apóstolo convertido por Paulo( se eu não me engano) a musa inspiradora de Cântico dos Cânticos que fala em um dos versos"Não olheis por eu ser morena ó filhas de Jerusalém".
Muito interessante,gostei da matéria.
gostaria de receber cafepeaar@gmail.com
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